Translate / Tradutor

sábado, 27 de dezembro de 2014

Keiko

     Eu cresci em uma cidade de interior, e vivi a maior parte da minha infância na fazenda dos meus pais. De acordo em que os anos iam passando e eu ia me tornando um adolescente, meu pai resolveu me mandar para a capital para morar com minha avó Ana. Ele tinha em mente de que na cidade em que minha avó morava, eu teria estudos melhores do que a escola comunitária dos fazendeiros. Então eu parti. Me adaptei muito bem à cidade grande como diziam os fazendeiros, e descobri que ali, realmente era o meu lugar.
     Um dia de sábado acordei com o sol batendo em meu rosto. Seria um dia quente de verão, e pela pequena fresta aberta da cortina, o sol acariciava minha face como se me acordasse me dando um bom dia. Não era meu costume levantar cedo aos sábados; mas nesse dia; eu me levantei. Olhei no relógio do meu celular e vi que eram sete e quinze, e que do lado de fora da janela, havia um barulho incomum vindo da casa vazia ao lado. Fui até a janela e escancarei a cortina; abri sutilmente a janela e me deparei com a mais bela das moças. Uma descendente de oriental vestindo uma camiseta roxa colada no corpo, e uma mini saia branca. Eu nunca havia visto ela por ali; isso significava que eram os novos vizinhos se mudando. Continuei olhando discretamente, até que nossos olhares se cruzaram. Parece que o tempo parou nesse momento; mas só pareceu; pois enquanto meu coração disparava em meu peito, saltando como sambistas na avenida em dia de carnaval; para ela não foi nada, pois a danada simplesmente olhou e desviou o olhar. Tentando sair do meu transe temporário, peguei o celular e liguei para o meu amigo Thiago.
     _Fala Thiagão, fazendo o que de bom?
     _ Qual é Maurício, você já olhou no relógio? - Ele deu uma pausa esperando que eu fizesse o que ele tinha pedido. - Cara, agora são menos de oito horas! - Ouvi uma puxada de fôlego. - E você sabe que eu odeio acordar antes das oito no sábado! - Disse ele berrando. - O que eu fazia de bom? Eu dormia até você me acordar! - Ele concluiu  ainda aos gritos.
     _ Puts cara! Nem percebi que ainda estava tão cedo. Foi mal.
     _ Foi mal não, foi péssimo! Mas já que me acordou, diz ae o que você quer?!
     _ Ia te chamar pra fazer algo.
     _ Tipo o que?
     _ Não sei. Da uma sugestão ae. Você quer que eu pense em tudo?
     _ Oito horas começa a pelada dos meninos lá no campinho velho. - Eu ouvia um barulho de água no fundo da ligação. - Tá afim de bater bola hoje com eles? Já estou indo escovar os meus dentes!
     _ Formou então. Daqui a pouco passo ai e a gente vai juntos. 
     _ Beleza. Te espero então.
     Passei o resto do sábado fora, e só voltei de noite, por volta das vinte e trinta. Quando entro em casa, vejo a vizinha nova e mais um casal de orientais que eu julguei serem os seus pais. Dei boa noite para eles e ia passando direto, quando minha avó me fez voltar.
     _ Maurício, volte aqui e converse um pouco com os novos vizinhos. Que falta de modos sãos esses menino?
     _ Desculpa Vó Ana. - Eu disse todo sem graça quando percebi um leve sorriso no canto da boca da menina. - Eu ia tomar um banho. Estou sujo.
     _ Venha pelo menos dar um oi. - Disse Vó Ana com uma expressão séria.
     _ Olá para vocês. Me chamo Maurício, e me perdoe pela minha falta de educação.
     _ Olá Maurício, meu nome é Tamashiro, essa aqui ao meu lado é minha esposa Sakura. - Ele agora olhava para a filha. Eu estava mais que ansioso para ouvir o nome da ninfa do sol que roubara o meu sono pela manhã. E apontando para ela, ele continuou. - E essa é Keiko, minha filha.
     _ Prazer em conhecê-los. - Eu a encarava e me fazia de desinteressado para não dar bandeira. - Agora se me dão licença, vou tomar um banho. 
     Sai da sala e deixei eles conversando com minha avó Ana, e antes de entrar no meu quarto eu olhei para a sala, e vi que Keiko olhava para mim e mantinha um sorriso tão branco que ofuscou minha visão. Desconcertado, entrei para o meu quarto e não sai de lá até o outro dia.
     Os dias foram se passando e quando percebi já era sábado novamente. Mais uma vez eu acordara cedo. E eu já começava a estranhar aquilo, pois isso não era comum. Eu já ia me virar para o lado para tentar dormir mais um pouco, quando Vó Ana bate na porta do quarto.
     _ Maurício meu neto, acorde! 
     _ O que foi vó? Aconteceu alguma coisa?
     _ Não. Mas a vizinha está lá na sala querendo falar com você!
     _ Qual vizinha vó? Juliana? - Juliana era uma menina que eu pegava sempre que um ou outro ficava carente. Mas vó não sabia disso, ou pelo menos fingia não saber.
     _ Não menino. Estou falando da vizinha nova. Da garota que mudou para a casa do lado sábado passado.
     _ A senhora sabe o que ela quer?
     _ Não. Mas se quiser eu posso perguntar ou mandar ela ir embora e voltar depois.
     Antes que minha avó terminasse de falar eu já estava em pé vestindo uma bermuda, pois não poderia receber a vizinha só de cueca, assim como eu fazia com Juliana.
     _ Não vou ser mal educado vó. Diga a ela que já vou. Só vou escovar meus dentes.
     Escovei meus dentes o mais rápido que consegui e fui para sala encontrar com a minha linda vizinha. Ela não percebeu quando me aproximei, e em silêncio eu a observei pegar minhas fotos de infância que ficavam em cima do aparador, e dar sorrisos fofos de mulheres que gostam de bebês gordinhos e desajustados. Continuei observando mais um pouco, até me fazer notório.
     _ Olá Keiko! Tudo bem com você e família?
     _ Olá Maurício. - Disse a jovem descendente de oriental com um sorriso contido e tranquilo. - Espero não estar incomodando. - Ela se aproximou de mim e estendeu a mão para me saldar. - Está tudo bem sim comigo e minha família. Obrigada por perguntar.
     _ Está certo. - Fiz uma pausa média a encarando nos olhos, e então prossegui. - Em que posso lhe ajudar?
     _ Hum. - Ela permaneceu pensativa até expressar suas verdadeiras intenções. - A questão é a seguinte. - Ela respirou fundo e continuou sem rodeios. - Eu gosto muito de pintar telas de paisagens naturais, e fiquei sabendo que aqui perto tem um parque municipal com uma grande variedade de flores. Como eu não conheço bem a cidade, gostaria de saber se você pode me levar para conhecer?
     _ Posso sim! Você vai querer ir que horas?
     _ Gostaria de ir agora se você não se importar.
     _ Tudo bem para mim. Mas e seu material? Ele é muito pesado?
     _ Um pouco. - Ela disse sorrindo e me encarando. - Mas não se preocupe, meu pai vai nos levar até lá e nos trazer quando terminarmos.
     _ Ah bem! - Deixei escapar uma expressão de alívio. - Então vamos!
     Fomos para o parque, e passamos todo o dia por lá, não viemos nem para o almoço. Acabei descobrindo que Keiko levava jeito para a pintura. Talvez com um pouco mais de treino e técnica, ela se tornasse uma pintora renomada. Quando voltamos para casa, ficamos conversando na porta da casa dela por horas até o Sr. Tamashiro pedir que ela entrasse. Nos despedimos com um aperto de mãos e entramos.
     Nos dias que se seguiam, a gente ia cada um para sua escola, mas quando de noite, encontrávamos na frente da casa dela e ficávamos conversando por horas; até o pai dela aparecer na janela e chamá-la para dentro. Nos sábados íamos para o parque para que ela pudesse pintar; sendo o domingo o único dia em que não nos víamos porque ela passeava com os pais. E isso se tornou uma rotina. Estávamos muito ligados, mas o que eu sentia por ela era algo muito além de amizade; eu estava apaixonado por Keiko, e já havia decidido de que falaria com ela na festa de aniversário do Thiago; só aguardaria a melhor oportunidade.

     Eu curtia a festa de aniversário do meu amigo Thiago e aguardava ansioso pela chegada da Keiko; porém muitas horas mais tarde, percebi que a jovem oriental não iria aparecer. Quando eu ia embora, Juliana veio se esfregando em mim me querendo, e para não perder a festa e nem a oportunidade; levei-a para o quarto do Thiago, e fiquei com ela a noite toda. No outro dia pela manhã, acordei com uma ressaca louca; minha cabeça doía e girava como um peão. Levantei-me na ponta dos pés para não acordá-la. Olhei com cuidado pelo chão do quarto à procura de preservativos usados; mas para meu azar; eu não havia usado nenhum para ficar com ela. Sai do quarto e me deparei com Thiago só de cueca no sofá da sala, completamente desacordado. Nem tentei acordá-lo, apenas peguei minha carteira em cima da mesa de centro e fui para casa.
     Acredito que Keiko ficou sabendo que peguei Juliana, pois nos dias seguintes à festa, nossa rotina foi alterada; ela não quis mais falar comigo. E para meu azar, nos outros dias subsequentes, eu não a vi mais. Fiquei sabendo por meio de conversas em grupos de amigos, que Keiko havia ido para o Japão para passar uma temporada de seis meses fazendo cursos de pintura e estudando. Tentei não me abater, mas aquilo para mim foi um choque.

     Dois meses depois da partida de Keiko eu ainda não havia tido notícias dela; mas em compensação Juliana me noticiara de que desde a nossa última ficada; ela não tinha passado pelo seu período menstrual. Uma bomba pior que a nuclear fora jogado em minha cabeça, agora eu estava completamente sem rumo.

     Agora seis meses sem a Keiko; eu preparava para viajar para a fazenda dos meus pais, quando o carro do Sr. Tamashiro para e ele desce já descarregando algumas malas. Eu não dei muita confiança, e continuei colocando as minhas malas no taxi que me levaria para a rodoviária, até que ouço alguém dizer meu nome; eu  tremi ao reconhecer aquela voz. Então virei-me bruscamente e falei:
     _ Keiko!
     _ Olá Maurício! Como você está?
     _ Estou bem e você? 
     _ Estou bem também. Acabo de chegar de viajem. E pelo visto você está indo viajar também.
     _ É, vou sim. Estou indo ver meus pais na fazenda. - Respirei fundo, pensei um pouco e perguntei. - Por que você foi embora e sequer despediu de mim Keiko? Pensei que fôssemos amigos.
     _ Éramos. Na verdade eu não iria viajar, mas... - Ela hesitou por um tempo. - você ficou com a Juliana. Eu gostava de você. Você não deveria ter feito aquilo comigo.
     _ Eu te esperei na festa. - Falei de forma rude. - Mas você não foi!
     _ Pensei que você gostasse de mim.
     _ Eu gostava! - Afirmei com muita veemência.
     _ Não gostava não. Por que ficou com ela então? - Keiko deu um suspiro profundo e prosseguiu. - E pra piorar ela ficou grávida!
     _ Certo! Errei, e o que passou não volta mais. Perdi de ficar com você, e fiz besteira, mas o destino às vezes nos dá novas oportunidades. - Eu abaixei a cabeça e com pesar nas palavras continuei. - Juliana perdeu meu filho. Não fiquei feliz com isso, mas acho que de certa forma, foi melhor assim, pra ela e pra mim.
     _ Sinto muito. - Disse a oriental.
     _ É, eu também sinto. Sinto mesmo, por tudo! - Eu me virei em direção ao taxi e coloquei a última mala no bagageiro. - Agora me dê licença que tenho que ir!
     _ Não vá! - Foram as palavras mais doces que eu ouvi desde quando cheguei ali naquela cidade. E vindas de Keiko, as tornaram as melhores que eu poderia ouvir, até virem as próximas. - Fica comigo essa noite. Ainda quero você!
     Passamos a ficar com frequência, mas não assumíamos um namoro; apenas ficávamos. Ela me dizia que gostava muito de mim; que eu estar perto dela era suficiente; que eu trazia paz para o coração dela; que estarmos juntos era muito bom e que adorava quando eu ligava para ela. Eu estava meio enrolado com outra garota; ela sabia; mas não se importava; até que um dia eu descobri que ela havia ficado com outro cara, e com muita raiva eu questionei a razão dela ter feito aquilo comigo depois de tantas juras de sentimento; ela não se explicou, só pediu que eu parasse de ficar com a menina que eu ficava. Achei justo, e logo em seguida eu terminei todo o rolo que eu tinha com a outra garota. Agora estávamos bem. Continuávamos ficando; sem assumir um compromisso sério; mas ficávamos sempre. Para mim estava tudo ótimo, até eu descobrir que ela ficara novamente com outro cara. Irado, fui tirar satisfações.
     _ Como você diz gostar de mim, e fica com outros caras ainda estando comigo? - Perguntei com um peso no coração.
     _ Nós apenas ficamos Maurício. - Disse ela com muita calma. Não temos nada sério. Não me cobre nada como se eu estivesse errada. - Ela respirou fundo. - Não tente me fazer sentir culpa, pois não estou errada!
     _ E tudo o que você me disse? Era mentira?
     _ Não! Eu realmente gosto muito de você! Estar com você é especial. Quando fico com você, sei que tem algo a mais, e quando fiquei com outro cara, foi só por ficar!
     Eu segurei as lágrimas que tentaram sair dos meus olhos, virei-me de costas e sai sem olhar para trás! Cada passo que eu dava, eu carregava o peso de meu sofrimento, misturado com minha decepção. Ergui minha cabeça, mantive o meu resto de orgulho e hombridade, e sumi das vistas dela sem vacilar. Cheguei na casa de vó Ana, arrumei minhas coisas; expliquei a ela tudo o que havia acontecido e parti para a fazenda dos meus pais.

     Três anos havia se passado desde que eu tinha ido embora da casa de minha avó. E eu estava de volta àquela cidade para visitá-la, pois ela não estava muito bem de saúde. Parei com meu carro na porta da casa e desci; segui até a porta traseira do carro e antes de abri-la, uma jovem sai da casa de vó Ana e vem em minha direção com uma expressão de quem não estava crendo no que via. Sem perder tempo, ela já veio conversando comigo.
     _ Maurício, como você mudou, está mais belo, está mais homem! - Ela sorriu. - Que bom revê-lo! 
     _ Olá Keiko! - Falei sem esboçar sentimento. - Eu cresci e amadureci. As lições da vida nos ensinam coisas que carregamos até o final dela. Sou outra pessoa!
     _ Eu também aprendi muito. Mudei muito também, principalmente depois que você partiu! - Ela veio até mim e segurou a minha mão. - Não tive notícias suas. Ninguém me falava nada de você.
     _ Eu sei! Eu pedi isso para as pessoas que eu conversava. - Conversei puxando minha mão da mão dela.
     _ Me perdoe por ter feito isso com você! - Ela disse abaixando a cabeça. - Espero que o nome Keiko não te traga maus sentimentos.
     _ Não se preocupe com isso! Esse nome me traz muito amor no coração.
     Ela deu um sorriso, pegou minha mão novamente e aproximou seu rosto do meu, quase que me beijando.
     _ Eu ainda gosto muito de você! Desde que você partiu eu espero você voltar! - Ela olhou nos meus olhos e prosseguiu. - Maurício, vamos ficar juntos pra nunca mais separar?!
     Eu ainda segurava a mão dela, e olhando no fundo de seus olhos, eu continuei.
     _ Eu sempre amarei uma Keiko! E ninguém vai mudar isso. Vou carregar esse amor comigo até eu morrer. - Eu respirei fundo. - Mas não posso ficar com você.
     _ Não pode ficar comigo por qual motivo?
     _ Quero te apresentar uma pessoa muito especial. - Eu abri a porta do carro e mostrei uma linda criança sentada em uma cadeirinha, aguardando pacientemente o momento de ser retirada dali. - Essa é minha filha, ela tem um ano e meio.
     _ Qual é o nome dela?
     _ Keiko! O nome dela é Keiko!




Obs.:Para comentar, basta clicar na palavra COMENTÁRIOS abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para postar um comentário, você deve digitar sua mensagem onde está escrito DIGITE SEU COMENTÁRIO.
Quando tiver concluído, dê um clique na seta de frente para COMENTAR COMO e selecione a última opção, cujo nome será ANÔNIMO.

Depois de feito isso, basta clicar em publicar.

Pronto! Seu comentário aparecerá abaixo do conto.